![](https://www.aguasdoguarani.org.br/wp-content/uploads/2023/01/grafismo.png)
Ciclo Hidrossocial
Eutrofização
![](https://www.aguasdoguarani.org.br/wp-content/uploads/2022/09/eutrofizacao2.jpeg)
Foto: Istockphoto
Eutrofização consiste no aumento dos nutrientes, como nitrogênio e fósforo, em um ecossistema aquático, o que leva ao aumento da proliferação de algas e, consequentemente, a alterações em todo esse ecossistema. Essas algas podem produzir toxinas, contaminando a água e os organismos que vivem ali e que deles se alimentam, inclusive o homem. O processo de proliferação de algas forma uma camada sobre a superfície da água, impedindo a passagem da luz para a realização de fotossíntese dos diversos organismos que vivem nesse ambiente, causando sua morte. Consequentemente, a morte desses organismos gera um aumento de matéria orgânica e de bactérias decompositoras, que utilizam o oxigênio no processo de decomposição, provocando a diminuição da concentração de oxigênio na água e ocasionando a morte de diversos outros organismos. O processo de decomposição da matéria orgânica passa a ser anaeróbica devido à falta de oxigênio, levando à produção de gases tóxicos no ambiente.
Canalização, retificação e assoreamento
![](https://www.aguasdoguarani.org.br/wp-content/uploads/2022/09/canalizacao.jpg)
Foto: Alfredo Risk
Canalização e Retificação
É o conjunto de modificações no leito e no trajeto dos rios, ribeirões e córregos. A Retificação consiste em tornar o curso (trajeto) do rio reto, visto que geralmente são curvos e acompanham o relevo. A Canalização consiste em cobrir o leito, ou a calha do rio, com alguma superfície dura ou impermeável, geralmente concreto, para moldar o leito. A Canalização pode ser a céu aberto ou subterrânea, deixando o rio coberto. Essas modificações são feitas com o objetivo de diminuir a área ocupada pelo curso d’água; aumentar sua calha e assim ampliar o volume da água que pode passar e aumentar a velocidade de escoamento e a drenagem do rio, buscando melhorar o tráfego de carros, criando mais vias e estradas; combater a poluição das águas e o mau cheiro dos rios, como forma de higienizar os grandes centros e diminuir as inundações e enchentes. Como consequência desse processo de modificação do rio, ocorrem inundações em regiões mais à frente, no sentido que as águas correm, visto que, no trecho em que o rio foi canalizado, sua velocidade aumenta. Outros impactos negativos são diminuição da permeabilidade e infiltração da água no leito natural do rio, alteração a paisagem, geralmente deixando a cidade mais feia, e poluição das águas, pois muitos esgotos são direcionados para os córregos, sujando a água e aumentando o mau cheiro.
Assoreamento
É o acúmulo de sedimentos no leito ou nas margens de um corpo d’água.
River Runner Global
Desenvolvido por Sam Learner, Dave Blodgett, Kyle Onda e Ben Webb, o software calcula a maioria dos caminhos de rios com base em dados topográficos coletados e processados automaticamente, mas admite que esses trajetos podem ser afetados por recursos de engenharia, como represas, canais e tubulações.