O Projeto

A presente plataforma é parte integrante de uma série de materiais educativos sobre as águas que compõem a bacia hidrográfica do rio Pardo que foram elaborados durante a execução do empreendimento intitulado “Descobrindo as Águas do Guarani: conhecer para conservar”, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, ao longo do ano de 2022.

A bacia hidrográfica do rio Pardo, contida na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI-04, é uma região de grande importância no interior paulista e estratégica no contexto de medidas para a conservação das águas subterrâneas, já que metade dos municípios que a compõem são abastecidos pelas águas do Aquífero Guarani. Dentre eles, a cidade de Ribeirão Preto possui destaque não apenas por ser o maior município e sede administrativa da bacia, mas por ser totalmente dependente das águas subterrâneas para o abastecimento de sua população. Além disso, grande parte dos municípios que compõem a bacia estão situados sobre uma das maiores áreas de recarga do aquífero no Estado.

Sabemos que a baixa compreensão dessa temática pela população está relacionada ao fato de que o cidadão enfrenta dificuldades de perceber por si só os processos subterrâneos com seus próprios sentidos, devido à natureza abstrata das Geociências. Assim, apresentamos um conjunto de informações sistematizadas que objetivam contribuir para que a população da bacia hidrográfica do rio Pardo conheça melhor as águas do local em que vive, seja sensibilizada e se sinta responsabilizada a agir em prol de sua conservação. A conservação das águas passa por mudanças na gestão dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas, que deve ser integrada. A falta de conhecimento e consciência ambiental da comunidade sobre as questões hídricas, bem como a falta de formações continuadas e acessíveis aos moradores são os principais entraves à gestão integrada das águas em bacias hidrográficas.

Esta plataforma é voltada para toda a sociedade civil. Alguns destes serão trabalhadores que poderão multiplicar esse conhecimento, tais como professores, lideranças comunitárias, formadores de opiniões, representantes de órgãos colegiados, e gestores residentes e atuantes na Bacia Hidrográfica do Pardo. Esse público será fundamental para a divulgação deste conteúdo sob o prisma da educação ambiental, tão necessário para o alcance da gestão integrada de recursos hídricos da bacia.

Integrantes

Anayra Giacomelli Lamas Alcantara

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo (USP – São Carlos), Graduada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto). Atuou como educadora ambiental em campo, facilitando vivências de grupos em ambientes ao ar livre. Colaborou com a elaboração, acompanhamento e desenvolvimento de diversos programas de educação ambiental, no âmbito do licenciamento de empreendimentos. Atua como prestadora de serviços autorais e editoriais de materiais didáticos de Ciências da Natureza e Biologia para diversos grupos educacionais.

Monise Terra Cerezini

Doutora em Ciência Ambientais e Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP) e graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Integra o grupo de Pesquisa SUSTENTA – sustentabilidade e gestão ambiental da UFSCar. Atua como docente, pesquisadora e consultora junto à órgãos federais, empresas privadas, instituições de pesquisa e organizações não governamentais, nas áreas de gestão ambiental, gestão integrada de recursos hídricos, segurança hídrica, educação ambiental, avaliação de políticas públicas e indicadores de sustentabilidade.

Gustavo Barros Alcantara

Biólogo (USP/Ribeirão Preto-SP), especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos (USP/São Carlos-SP), Educação em Valores Humanos (Instituto Sathya Sai/Ribeirão Preto-SP) e Pedagogia Waldorf (Escola Waldorf Aitiara/Botucatu-SP). Experiências: professor de biologia e jardinagem na escola Waldorf João Guimarães Rosa; autor de materiais didáticos de ciências naturais e biologia; e educador ambiental em projetos de Ribeirão Preto e região.