LISTA DE MATERIAIS QUE ABORDAM A CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS – PARA USO DO(A) EDUCADOR(A)
Foto: Pexels
A seguinte lista com 18 referências sobre águas e, mais especificamente, sobre águas subterrâneas foi extraída da dissertação de mestrado intitulada “Sensibilização para a conservação das águas subterrâneas: um estudo em áreas de recarga do Aquífero Guarani em bacias hidrográficas no Estado de São Paulo”, desenvolvidas por Anayra Giacomelli Lamas Alcantara sob orientação do Professor Doutor Frederico Yuri Hanai, como exigência para a obtenção do título de mestre no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos, no ano de 2018.
Tal lista foi elaborada para facilitar a busca de educadores que desejam sensibilizar pessoas e trabalhar com a temática da conservação das águas subterrâneas, após o levantamento e a análise de 206 materiais em diversos formatos, procedentes de diversas fontes (consultas a educadores e especialistas, consultas a integrantes dos comitês de Bacias do Pardo e do Tietê-Jacaré, Salas Verdes, websites oficiais dos municípios da Bacia do Pardo e do Tietê-Jacaré, instituições ambientais nacionais, regionais e internacionais).
Para obter maiores detalhes da pesquisa e ter acesso à dissertação na íntegra, entre no link: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10510
1 – Água Mudanças Ambientais Globais – Pensar + Agir na escola e na comunidade. Silvia Czapski. Brasília : Ministério da Educação, Secad : Ministério do Meio Ambiente, Saic, 2008. 22 p
2 – Como cuidar da nossa água. BEI Comunicação. Coleção Entenda e Aprenda. São Paulo: Bei Comunicação, 2003.
3 – Atlas Escolar, Histórico, Geográfico e Ambiental de Ribeirão Preto – SP. Realização: Grupo de Estudos da Localidade, L@ife – Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
4 – Mestre Kami e a Criançada: encantos pela Natureza cantam a preservação. Voz e violão: Ronaldo Munenori Endo e Coral de crianças da Escola Sathya Sai, de Ribeirão Preto. Produzido por Evandro Navarro e Luizinho Gonzaga, ilustrações de Roger Trindade.
5 – Vídeo “O Magnífico Aquífero Guarani” – disponível no YouTube.
6 – Apresentação teatral – Aquífero Guarani. Interpretação Ronaldo Munenori Endo.
7 – SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria de Energia e Recursos Hídricos e Saneamento. SABESP. Almanaque da água.
8 – SKORUPA, L.A. Nós, as árvores e as florestas. Cartilha dos jogos ambientais da Ema 3. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2004. 38 p.
9 – SÃO PAULO(Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Educação Ambiental. São Paulo: SMA/CEA, 2011. 104 p. Cadernos de Educação Ambiental: Recursos Hídricos
10 – SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado do Meio Ambiente. As águas subterrâneas do Estado de São Paulo. Mara Akie Iritani, Sibele Ezaki. – São Paulo : SMA, 2012. 104p. (Cadernos de Educação Ambiental, 2)
11 – Folder “A água é nossa!” Realização: Movimento a Água é Nossa, com apoio da Associação Amigos do Memorial da Classe Operária, Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, Associação Cultural e Humanística de Ribeirão Preto, Seminário Gramsci, Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Ribeirão Preto e Região, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Ribeirão Preto e Região.
12 – Gibi “Revista Educativa Daerp – Vovô Antonio e o netinho Alan”. Realização: Prefeitura da cidade de Ribeirão Preto e Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto.
13 – BRASIL, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Itaipu Binacional, Instituto Ecoar, Ciranda das águas. Brasília, 80p.
14 – Revista do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo. Ano XI – Nº 26. Junho, julho, agosto 2015. Água: a energia da vida!
15 – Vídeo “5 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre o aquífero Guarani”. Autoria de Raysa Masson Benatti – disponível no YouTube.
16 – Água é vida. ADASA – Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal.
17 – Faça chuva ou faça sol, proteja a água. Ed. Amigos da Natureza
18 – Guia para visita Monitorada de campo às formações Piramboia e Botucatu na região de Ribeirão Preto.
19 – Manual “Conociendo el acuífero guaraní”. Centro de Estudios y Formación para el Ecodesarrollo
20 – Revista “El poder de la comunicación por el agua”.
21 – Revista “As zonas úmidas cuidam da água”. Ramsar.
22 – Água: manual de uso. Vamos cuidar de nossas águas implementando o Plano Nacional de Recursos Hídricos.
23 – TUJCHNEIDER, O.; PARIS, M.; PEREZ, M.; D’ELIA, M. Las aguas subterraneas. Fondo Guaraní de la Ciudadanía. Por qué proteger al Sistema Acuífero Guaraní? Proyecto para la protección ambiental y desarrollo sostenible del sistema acuífero guaraní. 2005-2007.
24 – Cartilha “Água, um recurso cada vez mais ameaçado” – Ministério do Meio Ambiente.
25 – Pôster “Água no planeta para crianças” – Agência Nacional de Águas.
26 – Pôster “Ciclo Hidrológico e águas subterrâneas” – Agência Nacional de Águas.
27 – Cartilha “Recursos Hídricos Subterrâneos: nosso maior tesouro”. Realização: Rotary Club Itajaí, Cidade do Porto e Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Núcleo Santa Catarina.
28 – SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais. Matas ciliares. São Paulo : SMA, 2011. 84 p. (Cadernos de Educação Ambiental 7).